domingo, fevereiro 05, 2006

Mais um livro mais um passo no longo caminho do conhecimento

Ao passear o meu olhar pelas prateleiras cheias de livros, deparei-me com um pequeno livro (em tamanho), intitulado de Planeamento de Jardins, correspondente a uma tradução, do Eng.º Agrónomo Mário F. Bento Ripado, do livro The Royal Society´s Enscyclopedia of Pratical Gardening: Garden Planning, de 1992, do autor Robin Williams.

Este é mais um volume da «Enciclopédia de Práticas Agrícolas», publicada sob a orientação da Sociedade Real de Hortofruticultura da Grã-Bretanha. Uma enciclopédia prática e acessível de diversas técnicas agrícolas no campo da hortofruticultura e da arquitectura paisagista.

Como o titulo indica é uma obra, dedicada ao planeamento de áreas ajardinadas e ilustrada com mais de 300 diagramas e desenhos. Contém a informação necessária para a criação de jardins de uma forma harmoniosa e correctamente integrada no ambiente, onde as necessidades e os gostos dos utentes são satisfeitos, sendo indispensável não só ao amador (eu!!) de jardinagem mas também aos estudantes e licenciados em Arquitectura Paisagista e demais profissionais nesta área.

Entre muitos assuntos aborda: Levantamento do local, traçado do projecto, proporção e perspectiva, pontos focais e barreiras visuais, estilos de jardins, pavimentação, muros de tijolo e de pedra, vedações e portões, treliças, arcos e pérgulas, lagos e outras estruturas aquáticas, áreas de lazer e jogos, iluminação e segurança e manutenção do jardim.

Estou certo que no meio de tanta informação vou achar inspiração para remodelar o meu jardim!! Se tiverem algumas ideias digam!!

Referência:
Williams, R. (1998). Planeamento de Jardins. Enciclopédia de práticas Agrícolas. Sociedade Real de Hortofruticultura da Grã-Bertanha. Colecção EUROAGRO, Publicações Europa-América. 215 p.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home